O conglomerado Fator firma o compromisso de manter os sistemas informatizados e meios de processamentos e armazenamento de informações devidamente protegidos de modo a preservar a confidencialidade, a integridade e a disponibilidade das informações.
Conteúdo Geral
Diretrizes
Garantimos o uso adequado e estrito aos assuntos profissionais dos recursos de TI através de regulamentos e orientação a todos os envolvidos. Adotamos procedimentos e controles de autenticação, criptografia, prevenção e a detecção de intrusão, prevenção de vazamento de informações, realização periódica de testes e varreduras para detecção de vulnerabilidades, proteção contra softwares maliciosos, estabelecimento de mecanismos de rastreabilidade com a identificação do usuário, data e horário do evento, a atividade (evento) crítica e demais informações adicionais, controles de acesso e de segmentação da rede de computadores no ambiente de desenvolvimento de sistemas, bem como a manutenção de cópias de segurança dos dados e das informações.
Há um Plano de Resposta a Incidentes que contempla, não limitado às rotinas, os procedimentos, os controles e as tecnologias a serem utilizados na prevenção e na resposta a incidentes, em conformidade com as diretrizes da política de segurança cibernética e com regulamentos externos vigentes.
Adotamos uma política de manuseio e compartilhamento de informações com as normas vigentes sobre classificação de dados quanto a sua relevância.
Esta Política deve ser de conhecimento de todos: Colaboradores, Fornecedores, Parceiros e Clientes de forma geral e, específica, quando aplicável a determinado grupo de afinidade. Deve haver o comprometimento da alta administração na melhoria contínua. Internamente, deve haver um programa de acompanhamento e divulgação periódica. Participar ativamente de iniciativa para compartilhamento de informações sobre os incidentes relevantes com as demais instituições sob a mesma regulamentação.
Dispositivos Finais
O Conglomerado Fator reserva para si o direito de monitorar e interferir no tráfego de informações e nos dispositivos de armazenamento sob custódia de qualquer empresa do Conglomerado Fator, com o propósito de verificar o cumprimento dos padrões de segurança, sempre que julgar necessário e sem aviso prévio.